Como organizar uma festa infantil em casa

Brunch de Pascoa Mesa 2 Silvia Oliveira Eventos Criativos 3

Dá trabalho, não vou mentir. Mas é uma delícia! Se a festa for para o seu filho, sobrinho ou afilhado, então… a empolgação não termina nunca. Tem gente que se descabela só de pensar na lista de convidados. Mas nada que um bom planejamento não resolva. Siga nosso manual prático de organização de festa infantil e realize o evento dos seus sonhos.

1. Orçamento | Defina quanto você pretende gastar. Não adianta pensar em mil coisas e efeitos especiais se a grana está curta ou se sua prioridade não é investir os tubos numa festinha de criança. De qualquer maneira, lembre-se de que não é necessário rios de dinheiro para fazer uma recepção festiva, bonita e acolhedora.

Cha de bebe Lilas e Branco Mesa Decoracao

Instagram Matraqueando Silvia Oliveira

2. Tema | Escolha o tema da festa. Caso seu filho já possa decidir sobre isso, acate o desejo dele, sempre que possível. É bom destacar que temas prontos como Princesas, Cars, Ben 10, Moranguinho,  Backyardigans, Patati Patatá, entre outros, costumam  ser mais caros — independente se você vai alugar os enfeites ou comprar tudo pronto nas casas do ramo. Se a questão for negociável com a criança, use e abuse da sua criatividade e aposte em temas atemporais como “Catavento”, “Bailarina”, “Floresta”, Fundo do Mar”, “Piquenique”,  “Circo”, etc. Querendo gastar pouco e não ter muito trabalho aposte em festas das cores, como Vermelho e Branco, Rosa e Azul ou  Laranja e Verde.

3. Lista de convidados | A ideia aqui é que você tenha em mente quantas pessoas vão à festa. Com o número de convidados nas mãos fica mais fácil você decidir quanto vai gastar com comida, bebidas e lembrancinhas.

Decoração Laranja Festa 5 anos Matraqueando Blog de Viagem 09

4. Local | Ao definir o número de convidados você consegue visualizar qual a melhor local para o evento. A recepção poderá ser no salão de festas do seu prédio ou no quintal da sua casa.

Receita Escondidinho de Bacalhau - Silvia Oliveira 01

5. Cardápio | Muito bem. Você já tem um tema, definiu os convidados, escolheu o local e sabe quanto pretende gastar. Cabe a você pensar sobre o que servir de acordo com o perfil de quem vai à festa. Você pode optar por brunch, almoço, coquetelzinho, pizzada ou até um jantar  mais elaborado. Não é preciso dizer que uma festinha só com salgadinhos tradicionais vai sair bem mais em conta do que um almoço que envolva massas e carne, por exemplo. Resta saber o que será mais apropriado para o seu bolso.

brigadeiro

6. Entretenimento | Já foi o tempo que alegria de festa infantil era só colocar “ilariê” na vitrola. Hoje, você tem várias opções de diversão para entreter as crianças. Desde alugar a célebre cama elástica  ou até contratar recreadores especializados em armar diversas brincadeiras com a gurizada.  Caso não queira gastar com isso, monte um cantinho na festa com brinquedos populares como Lego, blocos, bonecas, carrinhos, massinha, papel, giz de cera e livrinhos.

7. Lembrancinhas | Encomende com antecedência. Alguns modelos demoram para ser confeccionados. Se a lembrancinha ficar por sua conta tente inovar: fuja daqueles saquinhos cheios de doces, balas e pirulitos. Aposte  em água personalizada (veja aqui como fazer) ou em um kit escolar com livrinho para colorir.

Agua Decorada Personalizada Azul e  Marrom

8. Fotografia | Não existe nada mais sagrado do que a recordação da festa gravada em fotos (e filme, para quem ainda tem paciência de assistir depois). Eu tenho sorte porque sou mulher de fotógrafo. Mas se não quiser contratar um profissional, encarregue umas duas pessoas da família para tirar fotos do ambiente, docinhos, decoração, crianças e convidados.

Cha da Tarde Comidinhas Receber Bem Silvia Oliveira 7

Instagram Matraqueando Silvia Oliveira

No mais, envolva a criança na organização. Ela é a dona da festa. Mesmo que você resolva comprar tudo pronto, por que não fazer uma receita de brigadeiro um dia antes e colocar o pimpolho para enrolar o docinho? Ou preparar os sanduichinhos? Ou ainda chamar o marido e o filhote para ajudar a encher os balões? O bacana é mostrar para os nossos pequenos que o importante é reunir pessoas que amamos em torno de uma data feliz: o aniversário dele. E isso independe de grandes cenários ou excesso de presentes.

Leia também:

10 dicas para você organizar um evento em casa com sucesso e sem stress

Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira

14 abr2013
Dayane Duarte

Silvia, seu site é simplismente maravilhoooosoo…tirei muitaaas ideias pra festa de 1 ano do meu filho. Parabéns e sucesso sempre….Deus te abençoe. Bjus

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Amém, Dayane! Apareça mais vezes! :)

[Responder]

16 abr2013

Oiiii Silvinha…..
Adoro acompanhar vc…..tem muito bom gosto, idéias geniais, te admiro demais….
Sucesso sempre amiga querida…..
Saudades….
Clau

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Claudinha, que delícia ver você por aqui! Bjs! ;)

[Responder]

30 abr2013
carla mariana da silva franco

oi Silvia tudo bem!
estou ingressando a pouco tempo no ramo de festas e gostaria de saber sevc dá dicas de como a gente faz para ingressar nesse ramo noque diz respeito a utensílios,tendencias etc….bjs

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Carla! Como não sou do ramo (espero em breve me profissionalizar também) faço muita pesquisa na internet, compro livros de eventos, faço cursos no Senac, essas coisas! Abs!

[Responder]

15 mai2013
Maeva

Adorei as dicas, mas gostaria de poder imprimí-las para usar como guia, pena que não é permitido =/

[Responder]

23 mai2013
Michele Vital

Adoro suas publicações. Me verá muito por aqui. Tenho uma filha, que escolhe os temas de festa e eu me viro para realizar seus sonhos. Pouca grana, ajuda da família e boa vontade, a festa sai. Minha filha AMA, tudo e conta os dias para chegada da próxima festa. beijos

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Que legal, Michele! Lá em casa também é assim! :)

[Responder]

6 jul2013
Dayane

Estou simplesmente amando tudo no seu site!! Gente é cada detalhe que eu fico babando! Amo festas e quando bem elaboradas ainda mais! Estou aprendendo muitas coisinhas bacanas aqui, daqui uns 3 meses vou organizar um chá de lingeri para minha amiga, e vou tentar fazer algumas coisas que aprendi aqui!!! Tomara que eu consiga! Bjaooo

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Vai conseguir, sim, Dayane! Eu não sou especialista em nada. Vou tentando e aprendendo também! Abs!

[Responder]

9 jul2013
Neide Ramos

Querida Silvia,
Adorei as suas ideias,por um acaso estava no google pesquisando sobre lembracinha e encontrei vc.Gostaria de saber onde encontro esse furador de scrapbook,estão usando muito e é simplemente maravilhosos.
Obrigada.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Neide! São vendidos em casas de scrapbooks, papéis especiais e até em papelarias simples. Na Internet também tem várias lojas que vendem! E só fazer uma busca no google! Abs!

[Responder]

15 jul2013
cintia leopoldo

ola silvia td bem ? parabéns pelas maravilhas que vc faz ! bom, vou fazer o niver da minha filha de 7 anos das monster higt e gostaria de fazer alguns personalizados na festa . pode me dizer no caso dos toppers que papel eu uso p imrimir ? grata. att/ cintia.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Cintia, você pode usar papel de scrapbook ou colorplus de 120 g. É sempre bom imprimir num papel mais grossinho (o sulfite 90 g, por exemplo, é muito fino). Abs!

[Responder]

21 jul2013
Heloísa (Helô)

Silvia,

Seu blog está lindo, como tudo que você faz (inclusive a Mariana!). Passeando pelos seus posts percebi que há um errinho: no final da postagem “Como organizar uma festa infantil em casa” você sugere uma outra postagem relacionada “10 dicas para você organizar um evento em casa com sucesso e sem stress”, mas o link direciona para “Dicas de como fazer água decorada e personalizada em scrapbook”. Dá uma olhada lá! Beijos e saudades.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Helô! Verdade, vou corrigir! Brigadão pelo toque! Bjs!

[Responder]

2 ago2013
Carla Nicolau

Silvia, realmente sue blog é ótimo. Também adoro preparar os detalhes das festas das minhas filhas (tenho 2, uma de 7 e outra de 2) e pude tirar uma porção de ideias legais aqui… Além de seus comentários super divertidos…Achei linda as forminhas e copinhos de doce. Também perco horas enfeitando, colando etiquetinhas, botões, etc e meu marido não consegue entender pra que fazer isso tudo, se as pessoas comem e jogam fora…kkk. Só quem faz é quem sabe, né?! Passarei sempre por aqui….bjs. Carla Nicolau.

[Responder]

24 ago2013
Rosiclere Aguiar

Oi Sílvia, teu blog é uma maravilha, também gosto de fazer todos os detalhes das minhas festinhas, e agora estou aprendendo muitas outras coisas aqui com vc. Espero que vc continue colocando aqui essas dicas maravilhosas que tem ajudado muito a dar um toque especial em nossas pequenas reuniões.
Bjs.
Rosiclere

[Responder]

25 ago2013
marina fagundes

ola querida, estou organizando uma festinha de aniversario para minha irma, 44 aninhos, sera em uma chacara simples, estou sem ideias para decorar a mesa, sera um churrasquinho, mas quero deixar a mesa de salada e outras coisinhas diferente..ela merece !!! vc pode me ajudar dando alguma dica, serei muito grata.
bjs
marina

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Marina! Invista em vasos de flores com bastante folhagens (tipo lisianto branco com tango verde). Se quiser algo mais barato faça vasinhos com “mosquitinhos” aquelas florzinhas brancas. Mas o “vaso” pode ser garrafas de refrigerante, bules de café, ou seja, algo alternativo. Fica bem fofo!

[Responder]

4 set2013
Marcia Araujo

Olá meu nome é Márca boa tarde estou tentando organizar um brunch para o meu casamento para novembro é um evento simples será em um pequeno sítio quero aproveitar bastante o lugar e com tenho que ter criatividade pois não disponho de muito dinheiro, sou do RJ eu mesma estou cuidando dos detalhes mas estou me inspirando em suas idéias estou trabalando com flores, velas vidros, gosto muito de coisas sutis e vc é ótima com isso seu site é de muito bom gosto, parabéns vc poderia me dar algumas dicas tem alguma sugestão principalment ao que servir aos convidados será às 15 hs e com término previsto para às 19 hs quanto aos alimentos o que me recomenda vou usar muitas idéias do niver da Dona Helena é o segundo casamento do noivo e pretendo fazê-lo com muita criatividade.
Bjs
Márcia

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Marcia! Um brunch pode ser bem variado. Algumas coisas que não podem faltar: tortas salgadas (quiches), mini sanduíches, uma entradinha gourmet (como um escondidinho ou uma panquequinha), sucos variados… enfim, as possibilidades são mil. Mas para deixar fofo é importante montar toda a comida de forma harmônica para que fique além de gostoso, bonito de se ver! Abs!

[Responder]

13 set2013
Sandra Martins

Olá Silvia!

Que lindas idéias e que mãos abençoadas! Tbm sou jornalista e uma apaixonada por festas, artesanatos e cacarecos em geral!
Gostaria de uma opinião. ]No ano que vem completo 40 anos e quero fazer um festão, ja tenho ate o espaço.. faço aniversário dia 28/12, uma data dificil e inglória, mas sempre quis comemorar em grande estilo com uma festa a fantasia.
Bom, a minha dúvida é com a comida. Quero fazer a festa a partir das 20h30. Tenho feito orçamentos de coqueteis, crepes e comidinhas, Tudo caríssimo. Pensei em fazer algo como um brunch: tortas, lanches de metros, patezinhos, frutas, docinhos, bolo, cerveja, vinho, agua, sucos e refris. SErá que fica bom? Ou vou cometer uma gafe? A festa é para minha família (gigante) e os amigos mais importantes e chegados. Acho que vai dar umas 150 pessoas. Por favor, me da um help! Preciso de tempo para elaborar e, principalmente, juntar a grana!! rsrs bju e muito obrigada!!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Sandra! Como a festa será à noite você pode fazer esse cardápio tipo brunch mesmo, mas só que dê outro nome (uma vez que brunch é sempre de dia). Acho que você pode chamar de coquetel ou dar um nome engraçadinho, tipo Festa do Sanduba (e optar por outros tipos de sanduichinhos).

Por que você não faz algo como Festa de Boteco? As comidinhas seriam as tradicionais: pasteizinhos, mandioca frita, charque acebolado, amendoim e, claro, poderia incluir a tradicional torta de frango, torradas e patês. Para beber, tubaína, refri, suco e cerveja. Se for Festa de Boteco eu tiraria o vinho, no máximo deixaria um frisante para brindar depois do Parabéns! ;)

[Responder]

Sandra Martins Reply:

Que delicia ver sua mensagem!! Muito obrigada!! acho qeue vou seguir sua dica e fazer a festa do sanduba (ou pensar em algo mais original!) o boteco eu ja fiz em casa pro meu pai, ficou muito legal!! Como ele éportugues, fizemos o “Boteco do Portugues”. fiz ate bolacha de chopp personalizada e chamei um grupo portugues pra tocar. Animação não faltou!! bju e muito obrigada!!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Você viu nossa festa do sanduba aqui? http://silviaoliveira.com.br/festa-do-sanduba-como-improvisar-um-encontro-entre-amigos-em-menos-de-24-horas/ (essa foi simplezinha, mas você pode incrementar mais). Boa sorte! ;)

sandra Martins Reply:

Arrebentou!!! Silvia, vc é 10!!! Parabéns!!!

Silvia Oliveira Reply:

Obrigada, Sandra! :)

2 out2013
Karina

Silvia,

Não poderia deixar de escrever uma mensagem a você. Fiquei extremamente encantada com o seu trabalho! O bom gosto e a delicadeza das suas criações são de encher os olhos! Que Deus abençoe sempre as suas mãos talentosas!

Abraço carinhoso da sua (agora sempre) seguidora!!!

Karina

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Obrigada, Karina! Fico tão feliz com esses comentários, até porque estou aprendendo um monte de coisa ainda. Beijos! :)

[Responder]

14 out2013
sandra Martins

Nossa, Silvia, pq vc pulou meu post e não comentou???? :(

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Sandra! Eu respondo os comentários por um sistema interno do blog, não diretamente aqui nos posts. Por algum motivo pulei sem querer a sua pergunta. Mas já respondi! :)

[Responder]

Sandra Martins Reply:

\o/

[Responder]

25 nov2013

FANTÁSTICAS DICAS.mUITO BOM, PARABÉNSS!

[Responder]

22 set2014
Cecilia

Olá Silvia,
Primeiramente Parabéns!! sua delicadeza, jeito simples e divertido de falar realmente dos leva a imaginarmos que estamos participando da referida festa, estou encantada e não deixo mais de acompanhar. Encontrei seu site pesquisando ideias para fazer a festinha da minha filha, e gostaria se possível de uma opinião sua. Ela vai fazer 10 anos, somos muito amigas e juntas decidimos fazer um Chá da Tarde para as amigas, particularmente acho super delicado e romântico, por isso estou na dúvida das cores, ela me pediu que fizesse tipo poá preto, com detalhes em pink, achei um pouco forte para a ocasião, gostaria muito da sua opinião.
Desde já agradeço sua atenção.
Cecilia Melo

[Responder]

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Comente!