Festa do Sanduba: como improvisar um encontro entre amigos em menos de 24 horas

Tudo começou numa sexta-feira com uma calabresa. O Raul comentou que ia chamar meu cunhado e as sobrinhas para comer um sanduíche no sábado à noite, lá em casa. Em seguida, falando ao telefone com um casal de amigos, soltou: “amanhã vamos cortar uma calabresinha com cebola, cêis não querem vir?”

Pronto! Imediatamente meu cérebro acionou o software interno da Matraca e meu modus-operandis-purpurina já começou a esquadrinhar um evento, a Festa do Sanduba (ou a “inventar moda” simplesmente, como bem frisou meu marido. Rá!) Sem contar que era uma excelente oportunidade para estrear minhas toalhinhas de palha de buriti que eu trouxe da minha viagem ao Maranhão!

De fato, eu não poderia bolar muita coisa até porque não teria tempo para nada. Apenas ampliei o cardápio que passou a ter, em vez de um, seis tipos de sanduíches: mortadela, natural, dogão, hamburguinho, calabresa e sanduíche de metro.

Para acompanhar, singelas batatas chips. (O ideal seriam batatas fritas de “verdade”. Mas como a quantidade teria que ser muita, eu não estava a fim de encharcar minha cozinha — nem a mim — de gordura!)

Seríamos 5 adultos e três crianças. A minha maior dúvida foi na quantidade de cada sanduba. Então eu fiz 10 unidades de cada um deles (eram pãezinhos pequenos) e sobrou bastante, uma vez que as crianças comem bem menos.

Escolhi a cor amarela como tema central nas flores e tags para identificar os comes. Usei minhas porcelanas brancas para montar o buffet, mas eu acho que este tipo de festa pede recipientes mais rústicos. O detalhe é que meu material rústico é pequeno (não tenho muita coisa), e teria que sair para comprar. (Além de não ter tempo hábil para isso eu não queria gastar.) Mas, podexá, vou providenciar para a nossa festa do boteco!

Embrulhei o sanduichinho natural em papel de seda e amarrei com uma fitinha bem fininha. Novamente, com tempo, eu teria providenciado uma fita amarelo-ouro (essa clarinha eu tinha em casa) e um papel  mais durinho, desses de scrapbook mesmo.

Usei um guardanapo com a marca “AMOR”, a paçoca mais amada do Brasil. Comprei na Tok Stok.

Dois detalhes que eu, particularmente amei: as garrafinhas de coca-cola vintage que comprei — e tomei — em Buenos Aires e o porta guardanapo no estilo de bar, também trazido da capital portenha. Comprei na Morph, um loja maravilhosa de lá!

Ah, não poderia faltar a coca-cola de garrafinha, aquela pequenininha que aqui em Curitiba a gente encontra nos supermercados Walmart e Angeloni. R$ 2,25 cada. Os refrigerantes ficaram dentro de um balde de gelo para que o convidado pudesse se servir.

DICAS PARA MONTAGEM DOS SANDUÍCHES

Hamburguinho

- Usei minipão de hambúrguer. Fritei o hambúrguer (desses  comprados prontos, congelados) e cortei ao meio. Portanto, um hambúrguer dá para dois sanduichinhos. Na hora de montar, passei maionese, coloquei um pedaço de folha de alface,  o hambúrguer cortado ao meio e uma pequena fatia de queijo prato em cima do hambúrguer ainda quente, para derreter.

Sanduíche de mortadela

- Usei minipão francês integral. Para deixar o sanduíche bem gordinho coloquei uma fatia inteira de mortadela dobrada ao meio. Passei um pouco de maionese light no pão.

Sanduíche de metro

- Usei uma baguete com gergelim em cima. Cortei a baguete ao meio, passei queijo cremoso e, para rechear, usei  fatias de presunto, queijo prato, peito de peru e rodelas de ovo cozido e alface.

Sanduíche natural

- Comprei pão de forma sem casca. Montei sanduíches com três fatias de pão. O recheio foi patê de atum e sardinha simples com maionese e azeitona cortada bem fininha. Depois do sanduíche montado eu cortava ao meio, deixando-o retangular.

Dogão

- Usei minipão de leite. Fiz um molho tradicional de cachorro-quente (desses de festa de criança) e coloquei no pão que já estava com uma camada de maionese.

Sanduíche de Calabresa

- Esse ficou por conta do meu marido. É só cortar a calabresa em rodelas, fritá-las bem com um fio de óleo. Depois acrescente cebolas cortadas em rodelas ou cubos e, no fogo baixo, frite um pouco a cebola. Mas não deixe a cebola murchar muito, tem que ficar levemente crocante. Usamos pão francês tradicional. Este foi o único sanduíche que eu não deixei preparado nem montado.  Assim que ficou pronta a calabresa, colocamos na mesa e os amigos montavam seus próprios sandubinhas!

Para finalizar: brigadeiro na panelinha, bolo de fubá e café Nespresso! :)

Fotos: Raul Mattar e  Sílvia Oliveira

31 out2012

Silvia, essa festa eu vou querer copiar! Fácil e rápido! O problema é que eu não tenho nem 1/10 das suas porcelanas e afins, mas vou tentar improvisar. ;-)

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Camila, os recipientes são o de menos numa festa como essa. Dá para colocar louças de vários tipos e cores! Bjs!

[Responder]

31 out2012

FINÚRIA!! Encheu minha boca d’água agora! :D

[Responder]

31 out2012
Katita

Q delicia! E que mesa linda!
Adorei tudo, já favorei esse post, proxima vez que os maigos vierem fazr visita vou roubar algumas das suas ideias, tanto de cardápio como de decoração.
Me diz uma coisa, essas flores amarelas são naturais ou artificiais? Q flor é? Onde consegiu?

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Katia! As flores são naturais. São crisântemos, comprei um vasinho no mercado (uns R$ 4) e cortei os caules para colocar nos vasinhos. Abs!

[Responder]

31 out2012
Adriane

Que lindo!!
Adorei. Vou inventar também um lanchinho desses. rsrsrs

[Responder]

1 nov2012

Silvinha…..
Que capricho minha amiga….
Me deu agua na boca…..
Adoreiii…..hummmm……

[Responder]

6 nov2012
Claudia

Oi Silvia !

Uma fofurice os lanchinhos e a criançada ama ,queria saber onde vc encontra os palitinhso que coloca neles pq fui em varias lojas essa semana em Londrina e não encontrei nada .

Obrigada

Abs

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Claudia! Eu compro no bairro Liberdade em São Paulo. Nem aqui em Curitiba eu encontro! Abs!

[Responder]

12 nov2012
Jacqueline

Olá Sílvia, sempre visito seu blog e ficou encantada com suas ideias. Mesmo copiando eu ainda não consigo fazer nem parecido. Você é muito talentosa. Quero tirar umas dúvidas com vc: vou fazer o aniversário da minha mãe de 60 anos, vai ser surpresa. Gostaria de saber a quantidade de salgados e refrigerante para cada pessoa. Outra coisa: eu quero fazer essas garrafas de água personalizadas mas não tenho os perfuradores. dá pra fazer manualmente? Como? Além da água quais as lembrancinhas que mais combinam com um aniversário de 60 anos? As cores que escolhi são marrom e salmão.
Um beijo!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Jaqueline!
Eu calculo assim:
Salgadinhos: 10 por pessoa
Docinhos (de festa) 5 por pessoa
Mini-sanduíche – 4 por pessoa
Reefrigerante: 500 ml (dois copos cheios).

Para fazer as tags das águas sem os furadores eu acho que daria muito trabalho. Mas você pode imprimir o nome da sua mãe no rótulo diretamente, daí ficar fácil recortar só o rótulo com o estilete e colar na garrafinha.

Outras lembrancinhas legais: um mini-vasinho de flor kalanchoe com uma fita nas cores da festa, caixinha de trufas… ihh, são tantas as opções!

Com um metro de tecido você faz umas 30 trouzinhas de sonho de valsa! :)

[Responder]

Mayumi Reply:

OLá
Quanto de batata você comprou?

[Responder]

12 nov2012
Caroline

Boa noite Sílvia, tudo bem?
Descobri seu blog procurando idéias pra fazer o chá de bebê da minha filha e tô amando, ótimas dicas, parabéns! Uma pena que você não trabalha com isso, senão não ia pensar duas vezes pra te contratar. Hehehehehehe…
Li num comentário acima que você compra os palitinhos que você coloca nos sanduíches em São Paulo, mas queria perguntar se esse palitinho que você colocou no cachorro-quente, com um nó em cima, é palitinho mesmo? Parece ser feito de um material mais molengo. E que loja você compra em São Paulo?
E tava tentando achar dois posts que eu li uma vez mas não tô achando, um é sobre um chá de bebê que você prepaprou pra uma amiga sua, e o outro você explicava como faz as tags de identificação de comidas, rótulos, etc.
Se puder me ajudar, agradeço!
Beijos,
Caroline.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Caroline!

Estes palitinhos com nó em cima, são durinhos mesmo. Eu não sei os nomes das lojas, mas é só sair do metrô da Liberdade e entrar na Rua Galvão Bueno que todas as lojinhas que vendem coisas para casa e artefatos japoneses vendem esses palitinhos! :)

Gente, sabe que só agora eu percebi que o post do Chá de Bebê lilás desapareceu! Vou tentar republicar!!! E o outro posts não sei qual é, não me lembro.

Bjs!

[Responder]

14 fev2013
Luciana Donadon Gaggiotti

Boa noite Silvia.
Como faço para você me passar um orçamento para uma festa de aniversário?

[Responder]

Carlota Reply:

nossa, cada pergunta

[Responder]

14 fev2013
Luciana Donadon Gaggiotti

Você pode me passar seu contato por email? Grata. Luciana Gaggiotti

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Olá, Luciana! Não estou pegando eventos, no momento! Este site é só para compartilhar ideias! ;)

[Responder]

19 fev2013
andreia

adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!! sua idéias são maravilhosas.!!!!!!!!!!!!!!bjos

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Valeu, Andreia! ;)

[Responder]

19 set2013

Muito legal sua festa, adorei tudinho.. são esses detalhes que dão charme e deixam tudo mais bonito. Parabéns

[Responder]

16 out2013
Marcilene campos

Eu estou encantada com tudo que você faz,eu estava procurando alguma coisa para fazer no Natal.Ja estou olhando algumas coisinha e encontrei seu blog meu Deus eu estou apaixonada agora ja sei o que fazer.Poque na casa da minha mãe cada ano uma filha fica por conta do cardapio e da decoração e esse ano sou eu rsrsrsr vou arrrraaaasssssaaaa.
Beijo e muito obrigada .

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oba, depois mande as fotos pra gente ver! :)

[Responder]

16 out2013
Marcilene campos

Você é de mais que Deus continue abençoando sua vida.

[Responder]

13 dez2013
Belquiriam

Me deu muitas ideias para montar um pequeno lanche para festinha de 04 anos do meu filho

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Opa, que bacana! Abs!

[Responder]

30 dez2013
Ana Carolina Martins - Campinas/SP

Silvia,

achei seu site na internet e simplesmente me apaixonei. Vc tem ótimas idéias. Todas muito criativas.

Suas idéias para a Festa do Sanduba são fantásticas e vou “copiar” com certeza no meu aniversário agora em Janeiro.

Beijos e um ótimo 2014.

Ana

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Que legal, Ana! Depois mande fotos do seu níver para nós. Meu e-mail é silvia (arroba) matraqueando (ponto) com (ponto) br. Um ótimo 2014 para você também!

[Responder]

6 jan2014
Margot

Adorei esta festa improvisada , vou copiar…, depois eu conto. O refrigerante pequeno e os mini- lanches deram um toque de carinho e mimo para as reuniões das crianças . Amei, vou testar amanhã no niver do meu filho Caetano.

[Responder]

9 jan2014
Debora

Silvia… Que D+ suas ideias !!!… Estou apaixonada por suas festinhas !!… São todas muito lindas !!,, MESMO!!!… Parabéns!!!
Voltarei mais vezes aqui!!..Bjs

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

:D

[Responder]

15 jan2014
Simone Carvalho

Silvia, descobri seu blog esse final de semana e já passei varias horas por aqui… rsrsrsrrs
Adorei suas festas e suas super dicas!!! Você é super criativa! Parabéns!!! Mudei de casa recentemente e meu 34º aniversario esta chegando … então resolvi fazer uma festa para comemorar as duas ocasiões. As cores da festa serão: laranja, marrom e turquesa. Vou fazer em um sabado a tarde , e como fevereiro é um mês bem quente ainda estou em duvida do que servir. Você pode me ajudar? beijos

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Simone! Nossa, amo essas cores, combinam muito! Olha, por ser sábado à tarde, acho que você pode apostar em tortas (quentes e frias) uma salada de entrada (servida em potinhos individuais) e salgados assados (os fritos não caem bem quando fazem muito calor). Bjs! ;)

[Responder]

5 fev2014
Valeria Link

Amei suas sugestões. Quero saber se vc encomendou os pães ou se comprou em algum lugar específico aqui em Curitiba. Beijos

[Responder]

12 mar2014
Fernanda B.

Gente, que lindeza esse blog!! Cheio de ideias bacanas!
Achei por acaso pq estou procurando inspirações para um lanche da tarde que vou dar para reunir alguns amigos.
Achei a ideia do festival de sanduíches fantástica!
Só fiquei com uma dúvida: vc comprou os pães (principalmente os de sal) no mesmo dia da festa? Será que consigo montar tudo no dia anterior e servir td fresquinho?
Beijos!

[Responder]

11 abr2014
maria carolina

olá silvia ! gostaria de saber como voce fez esses brigadeiros na panelinha.obrigada

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Maria Carolina! Fiz uma receita de brigadeiro mole e coloquei na panelinha para servir! :)

[Responder]

12 jun2014
Andrea

Amei! Que ideia boa! Obrigada!

[Responder]

19 set2014
Vinicius

OI Silvia, vc tem algum buffet por São Paulo que oferece receitas simples de mini sanduíches mas, com ótimas apresentações e qualidade como vi na suas ideias?
Obrigado

[Responder]

7 out2014
Elizangela Barros

Ola Silvia, adorei vou copiar nos meus encontros de amigas, valeu e espero por mais.

um abraço.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Valeu, Elizangela! Apareça sempre! ;)

[Responder]

13 out2014
Elizangela Barros

muito bom, gostei vou copiar.

[Responder]

1 dez2014

Silvia eu sou apaixonada por tudo que vc faz, fiz aniversário da minha neta Gabriella de 11 anos da bailarina, coloquei as fotos dela da academia com as roupas do balé, ficou maravilhosa, e os elogios foram muitos. Gostaria do nome das lojas na Liberdade onde vc compra materiais ou endereços.Parabens pelo seu bom gosto e obrigada.

[Responder]

29 out2015
Rayanne

Silvia, amei suas ideias, vou fazer todas! és
Vc serviu apenas com refrigerante? Vc acha q combina cerveja?
Obrigada!

[Responder]

14 out2016
cleonice

adorei a ideia acho que vou fazer para os 15 anos da minha filha . to meio sem grana .parabens !
pela versatilidade.

[Responder]

4 jan2017
fatima brandao

Oi silvia ,tudo bem? Fiquei em dúvida com o lanchinho de hambúrguer. Sei q fritou e montou . Mas vc serviu ele frio ,ele não muda o sabor ?

[Responder]

31 mar2017
Adriana Torres

Ameeeiiii as suas ideias, Parabéns pela criatividade!!!

[Responder]

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Ceia de Natal (quase) brasileira e sem frescura: cardápio e decoração | Sílvia Oliveira | Ideias da Matraca | Festas e Receber bem

[...] como na Festa do Sanduba eu queria que as louças fossem mais rústicas, com peças de madeiras e afins. Mas não me [...]

Comente!