Festa Nordestina para comemorar os 60 anos do meu pai: decoração, cardápio, lembrancinhas e figurino

Festa Nordestina Panô Dicas Decoração

Gente do céu, meu pai já está quase completando 61 e eu ainda não publiquei a festa que fizemos para ele no ano passado. Bem, pelo próprio estilo do evento, a nossa brincadeira não teve o gramur da festa indiana da minha mãe, mas, sem dúvida, foi o aniversário mais divertido que elaboramos.

É bom que fique claro: a única coisa que eu fiz nesta festa, além de comer moooito, foi dar a ideia do tema a ser seguido. Dois anos antes, matutando sobre o que iríamos preparar para o meu pai me deu um estalo: festa nordestina! Meu pai é filho de alagoano e meu vô sempre jurou que fazia parte do bando de Lampião! =D

Festa Nordestina Dicas de Decoração Casa Taipa

O resto, praticamente tudo, ficou por conta da minha mãe. Até os convites. O aniversário foi em setembro do ano passado, eu estava com cinco mil projetos em andamento e viajava toda semana. A gente só ia trocando ideias por e-mail e ela ia confeccionando por lá. Eu em Curitiba, ela em Londrina.

Por conta disso, não tenho fotos do passo a passo de nada, só da festa montada mesmo. E, ainda assim, não tiramos fotos de um monte de detalhes como a mesa do buffet nordestino e o teto de bandeirinhas coloridas. Eu só me dei conta dessa “falha” na hora de escrever o post. Rá rá! Por isso, o objetivo hoje é dar as ideias de como você pode montar uma festa parecida usando sua criatividade.

DECORAÇÃO

Para começar, se você não sabe, minha mãe é tão surtada quanto eu. Uma semana antes do aniversário eu perguntei para ela onde seria o “cantinho das fotos”, aquele lugar bonitinho para que a gente pudesse fazer as imagens dos convidados — a festa, claro, foi a caráter. Pensamos, pensamos e eu brinquei — BRINQUEI, repito — ah, e se a gente construísse uma casinha de taipa, um cenário, sei lá, algo bem típico do sertão?

Festa Nordestina Casa de Taipa Montagem

Imediatamente a cabeça da minha mãe deu um curto-circuito e quando eu cheguei a Londrina, dois dias antes da festa, lá estava a Matraca-Mor finalizando uma casa de taipa na… garagem! Detalhe, ela ergueu essa casa so-zi-nha. (Fofoquinha de família: meu pai não sabe nem trocar um chuveiro, a caixa de ferramentas sempre foi da minha mãe. Rá!)

Como fazer Casa de Taipa Festa Nordestina

Comprou os tapumes, a massa corrida em forma de textura (para imitar o barro) e com o martelo na mão (e ajuda de algumas irmãs que apareceram depois para finalizar o “empreendimento”) estava pronto o nosso “cantinho das fotos”. (Pois é, e ainda dizem que a desequilibrada sou eu!)

Festa Nordestina Decoração

Reunimos os amigos e familiares de sempre, umas 70 pessoas. Nossa meta, como já estão acostumados, é a mesma: fazer algo aconchegante e que, principalmente, caiba no bolso. (E a gente põe a mão na massa não é só porque gosta, não. É porque mandar fazer o que imaginamos fica simplesmente uma fortuna!)

Festa Nordestina Decoração Mesa

Festa Nordestina - Decoração Flores

Alugamos mesas e cadeiras que foram distribuídas na sala do sobrado. Mandamos fazer capas para sousplat (base para pratos) em chita. O detalhe fofíssimo ficou por conta do arranjo de mesa: flores dentro de uma abóbora que minha mãe mesma montou. Como a abóbora é muito dura, o  Raul abriu o buraco onde as flores iriam ser acomodadas com uma broca.

Festa Nordestina Cardapio

Sobre as mesas distribuímos livrinhos de cordel.

Festa Nordestina como fazer panô

Nas paredes foram pendurados “panôs”, um espécie de quadro feito com tecido e diversos tipos de apliques. Existem panôs africanos, indianos, nordestinos, entre outros. Minhas tias (minha mãe tem 262 irmãs) vieram ajudar e construíram lindos panôs, cheios de detalhe típicos.

CARDÁPIO

Nós contratamos um buffet — ninguém é de ferro! — que cuidou de todo o nosso jantar. A gente definiu o cardápio e o Buffet Chiquinilza (do casal Chiquinho & Nilza – 43 3258 6415 e 9103 1755) executou, aliás, muito bem! Adoramos. Ficou assim:

Entradinhas

Cuscuz Sertanejo
Mandioca Frita

Jantar

Baião de Dois
Escondidinho de Carne Seca
Sarapatel
Charque no Jerimum
Cabrito Nordestino
Salada Verde
Arroz Branco

Festa Nordestina - Frutas Típicas

Mesa de Frutas Típicas

Umbu, Carambola, Caju
Marmelo, Cacau e Jenipapo

Festa Nordestina - Doces típicos

Sobremesas

Mugunzá
Paçoca
Cocada
Bolo de Rolo

Festa Nordestina - Doces típicos 1

Bebidas

Água, Refrigerante, Cerveja
Caipirinha e Cachacinha do Sertão

LEMBRANCINHAS

Foram três lembrancinhas: manteiga de garrafa (mini), vasinhos de cacto e um porta-lixo para carro feito na mesma chita do sousplat.

Festa Nordestina lembrancinhas Manteiga de Garrafa

Para a manteiga de garrafa, minha mãe comprou minigarrafas em casas de embalagens e encheu com a manteiga comprada no mercado municipal de Londrina. A embalagem recebeu um pedaço de chita e foi finalizada com corda, tipo barbante grosso.

Festa Nordestina Dicas lembrancinhas

Os vasinhos de cactos — uma planta supertípica do sertão — foram encomendados diretamente na floricultura com antencedência. Para enfeitá-los colocamos a caricatura do meu pai vestido de cangaceiro (você poderá ver pelas fotos mais abaixo que ficou a cara dele!).

Eu imprimi as caracturinhas e recortei, uma por uma, calmamente (grrrrr)… Atrás do desenho já recortado eu colei um palitinho que serviu para “fixar” o cangaceiro dentro do vasinho.

Festa Nordestina - Caricatura Cangaço

Quem fez caricatura foi o artista Jackson, aqui de Curitiba. Você manda uma foto da pessoa que vai ser retratada, diz o que você pretende e ele envia um rascunho para aprovação. Já na primeira prova, adorei! Depois, o desenhista manda o arquivo já colorido, em JPG. (A caricatura foi usada no convite também (aliás, a principal função do desenho era ilustrar o convite– mas não, não temos fotos, minha mãe distribuiu tudo antes!).

Festa Nordestina Lembrancinhas Dicas

Por fim, mandamos fazer um porta-lixo para carro, que ficou pendurado nas cadeiras dos convidados. O “elemento” não tem nada de típico, a ideia era oferecer uma lembrancinha mais útil seguindo a identidade visual da festa.

FIGURINO

Esta é a parte mais engraçada e divertida. O que ajuda muito é que meus pais têm um grupo de amigos de décadas. Gente que frequenta minha casa desde que meus irmãos e eu éramos pequenos. Sem contar a própria família que é pau pra toda obra. Ou seja, quando a gente tem esse tipo de alucinação o pessoal fica demente junto. Mesmo que não colocássemos no convite “Traje: a caráter” ia aparecer todo mundo de Lampião e Maria Bonita. Dá uma olhada!

Festa Nordestina - Fantasia Lampiao e Maria Bonita

Na foto à esquerda tentando fazer cara de cangaceiro. Mas os meus irmãos não ajudam, claro!

Festa Nordestina FigurinoOs amigos Claudio e Paola e a minha pequena Mariana — já sem metade do figurino!

Festa Nordestina Figurino Lampião e Maria Bonita 1

Meu irmão Rodrigo, minha cunhada Flávia e a sogra, Dona Maria (a aniversariante da Festa Anos 60, lembra?).

Festa Nordestina Convidados

Festa Nordestina Figurino Lampião e Maria Bonite

O casal matraco do cangaço.

OUTRAS IDEIAS

Uma coisa que gostaríamos de ter feito e não fizemos: contratar uma dupla de repentistas. Não conseguimos achar ninguém em Londrina que fizesse a apresentação. Teria sido bem bacana!

E você, quais ideias colocaria na sua Festa Nordestina? Conte para nós!

(Ah, eu estive há pouco tempo no Sergipe e fiz a Rota do Cangaço até a Grota de Angicos, onde Lampião foi morto durante uma emboscada. Eu conto aqui!)

_______________
Fotos: Raul Mattar e Arquivo Pessoal

21 jul2013

Amei os mini cactos com a caricatura do seu pai vestido de cangaceiro! Beijos, Paula

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Brigada! ;)

[Responder]

21 jul2013
Juliany

Como sempre, sua festas lindas, com muita criatividade e bom gosto! Parabéns!!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Valeu, Juliany!

[Responder]

21 jul2013

Nossa como ficou bacana essa decoração e a festa, sem se fala, um encanto. Aqui mesmo pelo Nordeste nunca vi igual.
Amanhã – dia 23 é o aniversário da Lucineide (63) e já roubei a ideia do Jerimum com as flores para decorar a mesa. Adorei, parabéns!!!

[Responder]

21 jul2013

Silvia você é demais, animadíssima! Amei amiga, parabéns por tudo! Sucesso sempre. bjs

[Responder]

23 jul2013

Vc é demais! Adoro suas ideias! Vc da tudo passo a passo, muito criativo e de bom gosto, lindas as lembrancinhas.

[Responder]

24 jul2013
Ju Freitas

Eu AMEIIIIIIII seu blog!
Estava procurando ideias para latinhas, e agora não consigo mais sair, rs…
Tudo lindo, mas com passo a passo pra gente ter oportunidade de fazer também!
Tudo de um bom gosto incrível! Tô realmente apaixonada! Já tá guardado como inspiração! Parabéns! Bjs

[Responder]

28 jul2013
sinezia

Nossa, eu simplismente adorei!!! Sou alagoana eu moro no interior de SP. Meu marido e os amigos iriam adorar uma festa assim! Parabéns você é das minhas………

[Responder]

29 jul2013
Hadassa

Oi Silvia boa tarde…
Gostaria de pedir algumas dicas…
Meus pais vão completar 30 anos de casados. Bodas de Pérola.
Estamos começando a organizar uma festa pra eles, mas não vai ser na cidade onde moramos, e sim na cidade onde eles nasceram e casaram, a 1.500 km de distancia de onde estamos.
Já tivemos algumas idéias da maioria dos detalhes, mas as lembrancinhas ainda não decidimos, gostaria de alguma sugestão. Minha mãe só não queria que fosse os bem-casados, alguma sugestão? Obrigada!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Hadassa, por que você não fazem a água personalizada, mas decoradas com pérolas?

[Responder]

6 ago2013
Adriana Barbosa

Oi, Silvia

Parabéns por todos os trabalhos que vc faz, acho lindo e sou bem assim, faço de uma simples visita a minha casa o maior evento. kkk…
Gosto que as pessoas se sintam especiais. Dizem os meus amigos:Quando Adriana convida para um happy hour é uma festa, quando ela canvida para uma festa vá preparado para um MEGA EVENTO. kkk…

Amei o niver do seu pai ( sou baiana de Salvador).
Gosto dos detalhes, me dedico profundamente e sinto uma grande prazer em fazer isso. As vezes acordo na madrugada para escrever as idéias.

Encontrei o seu blog quando comecei a organizar a festa dos 50 anos( festa anos 60) da minha madrinha que será em dezembro deste ano.

Depois mando algumas fotos pra vc.

Estarei sempre acompanhando.

Bjoka e sucesso.

[Responder]

6 ago2013
Gleyson

Olá Sílvia! Parabéns pelo bom gosto, bom senso e atenção ao detalhes. Me interessei muito pelos scrapbook , você compra os seus furadores para scrapbook em algum site ou diretamente em alguma loja?

Caso seja em algum site, poderia nos indicar por gentileza.
Muito obrigado e sucesso pra você!

[Responder]

13 ago2013
Aline

Silvia,
Acho de muita delicadeza e sensibilidade suas festas…os aniversariantes devem se sentir realmente presenteados, pois suas vezes são exclusivas e únicas.
Parabéns menina !!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Brigada, Aline! ;)

[Responder]

16 ago2013

Silvia, boa noite, tudo bem? Show de bola essa sua decoração sobre o meu Nordeste. Parabéns. Sigo vc no facebook, no instagram e no seu blog matraqueando. Você é sucesso. Tudo de bom e de melhor.
P.S: compartilho suas dicas e alguns posts no meu grupo do facebook Turismo pelo Brasil; lógico sempre te dando os devidos e merecidos créditos. Grande abraço.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Obrigada, Wagner! Apareça sempre!

[Responder]

21 ago2013
Lucia de Brito Cordeiro

Boa tarde Silvia, gostei muito da decoração da festa de seu pai. Queria fazer o convite com a caricatura da foto do meu pai que vai completar 70 anos. Gostaria que se possível mandasse o modelo do convite do aniversário de seu pai, porque eu quero fazer em cima desse tema.

Desde já agradeço

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Olá, Lucia!
Não tenho fotos do convite. Mas nós imprimimos a caricatura na frente e dentro do convite foram os “dizeres”. Abs!

[Responder]

Lúcia Reply:

Boa tarde Silvia,

Muito obrigada pelas dicas.

Na realidade estou com dificuldades é nos dizeres com
características nordestinas, o que certamente dará um
toque especial ao convite, teria se possível como fornecer
algumas dicas.

Agradecida

Abraços

Lúcia

[Responder]

16 set2013
Fida Yssa

Fantasssstica!! A festa, a família, todos os detalhes,…,simplesmente perfeito. Ah! Vc achou que faltou o repentina?? Abusou,hem!! Perfeito. Xeiros diretinho do Nordeste

[Responder]

18 set2013
adriana

adorei a criatividade , parabens

[Responder]

19 set2013
ROSELY ANACLETO

Babei com tudo isso, sou nordestina natural de Recife e atualmente moro em Aracaju, mas continuo mt fã das cores e sabores da minha região. Parabéns pela criatividade!

[Responder]

24 set2013
Josilene Rocha Araújo

Perfeita!!

[Responder]

9 out2013
Joelma

Olá !!!!!
Fiquei DOIDA, com suas festas e dicas!!!!! adoro tudo!!!! Bom gostaria de saber de que forma forma feitos os sousplast!!!! ficou perfeito!!!! Abraço

[Responder]

Sílvia Oliveira Reply:

Olá, Joelma! A base redonda eu mandei fazer em MDF com um marceneiro e as capas do sousplat foram feitas em uma costureira. Abs!

[Responder]

14 out2013
Fernanda matos

Muiito criativa a festa de Voces,bom Boston,elegancia,chic .amei

[Responder]

22 nov2013
Lucilene Pereira

Parabéns Sílvia, seu trabalho é cheio de delicadeza, sofisticação e ao mesmo tempo procura ter o menor custo possível para que fique mais acessível sem deixar de fazer a festinha. Gostaria de saber qual o tipo de tecido de bolinha usado para envolver os bombons?

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Lucilene, tudo custa o olho da cara. Material de festa, então, uma pequena fortuna!!! Tem que se virar nos 30 para conseguir fazer algo bacana sem gastar os tubos! Rá! ;)

[Responder]

24 dez2013
Alba Otowchits

Oi Silvia,descobri seu blog está semana…eu sou louca por decor e ideias novas….achei a festa nordestina o máximo …e sem contar o se buffet montado com as fitas….aaaameeeiiiiii…..já estou copiando……moro na Florida e receberei uns amigos no Natal….tentarei fazer o mesmo…..ou quem sabe algo parecido…..parabéns pela criatividade…seu blog e um espetáculo .

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Obrigada pelas palavras, Alba! Depois me diga como ficou a mesa (ou mande fotos!) que a gente publica aqui! ;) Meu e-mail: silvia (arroba) matraqueando (ponto) com (ponto) br.

[Responder]

7 jan2014
Kalina Lígia da Silva Holanda

Adorei,ficou perfeita sua festa nordestina.Parabéns pela criatividade.

[Responder]

16 jan2014
Suely

Simplesmente incrível,
Adorei todos os detalhes, quanta criatividade.
E o convite? Fiquei curiosa, deve ter sido ainda
mais criativo.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Suely! Não tiramos fotos do convite! :(

[Responder]

24 jan2014
Silvana Nunes

Olha…caí de paraquedas no seu site procurando o que servir de comida em uma festa de adulto!
Meu marido é paraibano COM ORGULHO e ficaria loucoooo se tivesse uma festa assim! Ah…eu ainda preparo um festa como essa algum dia! Ficou lindoooo!!! Parabéns!

[Responder]

26 fev2014
Claudenise

Estou admirada com sua forma de colocar as coisas…..amei seu jeito. A festa ficou linda, vou copiar algumas coisas. Bjs

[Responder]

6 abr2014
Erica

Você é mais que demais,sou fascinada por decoração de festas!Fico encantada com seus mimos,
Deus te iluminou com toda essa criatividade,sempre uso de suas ideias maravilhosas,quando alguém pergunta como aprendi indico logo seu blog!PARABÉNS!!!!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Obrigada, Erica! ;)

[Responder]

15 mai2014
Sandra das Dores Mendes da Silva

Ficou muito linda a festa eu to querendo fazer para meu marido nos 81 anos dele e 15 anos de casados nosso quero ideia para fazer de Lampião e Maria bonita !!!!!

[Responder]

19 mai2014
Larissa

Oi Silvia!
Estou adorando seu site!
Eu e minha família também amamos festas temáticas, mas a nossa favorita, que dedicamos mais tempo é a festa caipira (junina).
Realizamos esta festa anualmente, esse ano será a quarta.
Nessa época pesquisamos muito em sites para pegarmos “emprestadas” algumas idéias e acabei me deparando com sua festa nordestina! Muito linda!
No seu post você comentou sobre as bandeirinhas, que não tirou foto. Geralmente colocamos as bandeirinhas em linhas horizontais e verticais com balões bem grandes espalhados no salão. Mas gostaria de colocar esse ano as bandeirinhas partindo de um balão gigante no centro do salão, pois dá um visual muito bonito. A disposição das suas bandeirinhas foi
essa? Partindo do centro para as extremidades? Se foi, poderia me dar alguma dica de como pendurá-las, espaçamento, etc.
Muito obrigada desde já! E parabéns pelo site!

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Ish, Larissa! Nem me lembro como foi que fizemos, mas usamos muita fita crepe para prender os fios! ;)

[Responder]

31 mai2014

Adorei sua ideia da festa de seu pai,esse cantinho ficou o máximo! Então,gostaria de algumas sugestões para uma festa cujo tema é a Bahia,já tenho várias coisas em mente mas quanto mais melhor;dicas de decoração,convites,lembranças e sugestões de pratos e bebidas.

Agradeço desde já,Abraços

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Tania! Em festa com tema Bahia não pode faltar fitinha do Bonfim, frases de Jorge Amado, uma boa moqueca e mugunzá (canjica!). ;)

[Responder]

4 jun2014
Faby

Olá Silvia,

Meus sinceros parabéns pelo seu site, suas ideias são geniais e o trabalho bem profissional.
Gostaria de ideias para uma festa junina que será oferecida para familiares e amigos (o orçamento não é dos melhores).
Se puder me ajudar, ficarei eternamente grata.

[Responder]

12 jun2014
VERA

Muito lindo o seu trabalo eu gostaria de saber dos convites?estilo nordeste cangaço.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Não tiramos fotos do convite, mas foi simples, usamos a caricatura do meu pai! ;)

[Responder]

17 jun2014
marisa aparecida fernandes

Olá Silvia,

Parabéns pelo seu site, suas ideias são geniais e o trabalho bem profissional.
Gostaria de ideias para uma festa de primavera com comida mineira que será realizada no dia 20.09, para o Projeto Cantinho, com um orçamento pequeno, e o que for arrecada será aplicado na manutenção e melhoria do local..
Se puder me ajudar, gostaria de ideia para utilizar flores e um enfeite de mesa que possa ser comercializado(pensei pano de prato bordado com flores de Minas.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Oi, Marisa! A ideia do pano de prato é genial! O pessoal vaia adorar!

[Responder]

2 jul2014
Helena

Ola!
Adorei as fotos da festa.
Vc realmente é bem criativa e sua mae tb claro.
Vou fazer uma festa neste estilo tb e queria saber sua opinião.
O que vc acha de dar de lembrancinha uma marmitinha personalizada e dentro doces do nordeste?
Para uma festa de adulto?
Fica bom?
Se nao, o que mais vc sugere de lembrancinha?
Obrigada

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Acho que vai ficar liiindo! ;)

[Responder]

7 jul2014

Oie Silvia,

Meeenina, que pena que você não tem o passo a passo da festa…
Meu pai vai completar 60 anos no final do ano e minha mãe encontrou teu blog, como ele é nordestino, vamos fazer no mesmo tema =D
Já estou procurando o que fazer e pegando algumas dicas sua!!
TKs gata!!!

bjus

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Que bacana, depois mande fotos! ;)

[Responder]

10 jul2014
Érica

Oi Silvia, adorei seu blog, meu Deus tanta idéia, vc está de Parabéns!!!…

Olha só, queria sua ajuda, eu vou fazer 35 e minha filha 9 aninhos. Ela quer comemorar o nosso aniversário juntas. Vc pode me dar alguma idéia de tema pra festa please.

Um bjão!!!

[Responder]

20 jul2014
Ana

Oi, Silvia! Fiquei encantada com todas as suas festas, dicas e receitas. Tudo lindo! Fico feliz e surpresa por encontrar alguém com tanto desprendimento. Vc compartilha tudo! Obrigada.
Estava procurando ideias para o aniversário de 90 anos do meu sogro que é baiano, quando vi a festa do seu pai. Linda! Estou pensando em fazer alguma decoração como o tema “cordel”. Se tiver mais alguma ideia, pode me ajudar? Muito agradecida. Parabéns!
Abraço,
Ana

[Responder]

25 jul2014
Cicera

Linda sua festa,me serviu de inspiração pois meu marido tbm faz 60 anos e gosta muito da cultura do nordeste. Parabens e obrigada.

[Responder]

Silvia Oliveira Reply:

Que legal, Cícera! ;)

[Responder]

Comente!